Pular para o conteúdo

Grupo de Cooperação Internacional
de Universidades Brasileiras

XI ASSEMBLEIA GERAL E X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO GCUB

O Grupo Coimbra  de  Universidades Brasileiras  realizou sua XI Assembleia Geral e X Seminário Internacional na Budapest University of Technology and Economics, Budapeste, Hungria, nos dias 24 a 27 de setembro de 2018.  O evento teve como tema “Universidades Globais no Século XXI: Características, Tendências e Principais Desafios” e celebrou o aniversário de 10 anos e fundação do GCUB.

O programa do evento e nosso boletim informativo podem ser acessados online para mais informações sobre as atividades realizadas.

As atividades iniciaram no último dia 24 de setembro na parte da manhã, quando o Comitê Organizador se reuniu para logo após iniciar a reunião da Diretoria e da Secretaria Adjunta do GCUB. O evento contou com a presença de autoridades de mais de 30 países de todos os continentes.

No período da tarde do dia 24 de setembro, ocorreu a abertura da XI Assembleia Geral com a presença dos Reitores das Universidades Associadas ao GCUB e de seus representantes. O discurso de abertura foi realizado pelo atual Presidente do GCUB, o Magnífico Reitor José Arimatéia Dantas Lopes da Universidade Federal do Piauí, e pelo Presidente da Hungarian Rector’s Conference da Hungria, o Magnífico Reitor János Józsa da University of Technology and Economics.

No início da noite do dia 24 de setembro, um coquetel de boas-vindas foi oferecido. Na ocasião, foram proferidas algumas palavras pela Diretora Executiva do GCUB, Professora Doutora Rossana Valéria de Souza e Silva, pela Excelentíssima Embaixadora do Brasil na Hungria, Senhora Maria Laura da Rocha, e pelo Magnífico Reitor Iván Angelus da Budapest Contemporary Dance Academy.

 

Acordos firmados

  • Acordo de Cooperação entre o GCUB e a University of Miskolc: estabelece um referencial de estrutura em promover e reforçar acadêmica, científica e culturalmente a cooperação de pesquisa, educação e gestão universitária.
  • Acordo de Cooperação entre o GCUB e a Budapest University of Technology and Economics: acordo que visa promover e reforçar a cooperação para aperfeiçoamento de programas de pesquisa e educação, assim como intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos.
  • Acordo de Cooperação entre o GCUB e a Marwadi University: visa promover a cooperação acadêmica através de pesquisas, estudos e apoio ao progresso de aprendizagem.

 

Sessões plenárias

Sessão Plenária 1: Universidades Globais no Século XXI: Características, Tendências e Principais Desafios:

  • A palestra de Ádám Szigeti (Subsecretário de Estado, Ministério da Inovação e Tecnologia – Hungria) abordou objetivos e alcances estratégicos de inovação e tecnologia, economia, mercado de trabalho e desenvolvimento sustentável. Péter Tordai (Diretor, Tempus Public Foundation – Hungria) discorreu sobre o contexto internacional, o ensino superior húngaro e cooperação entre Brasil e Hungria. Christopher Somogyi (Co-fundador e Presidente, BlueNalu – EUA) discutiu sobre inovação e empreendedorismo nas universidades e transferência de tecnologia entre as universidades. Naomar Almeida Filho (Professor, Universidade Federal da Bahia e primeiro presidente do GCUB ) abordou assuntos a respeito do contexto global, pautas sociais e o sistema de educação brasileiro.

 

Sessão Plenária 2: Mudanças Geopolíticas Globais e Desafios para a Internacionalização das Universidades

  • Ru-Jer Wang (Presidente, National Taichung University of Education e Presidente, Taiwan Higher
    Education Society – Taiwan) abordou o tema da internacionalização das universidades na Ásia. Também foram abordados assuntos acerca da mobilidade estudantil e alunos estrangeiros. Attila Brungs (Vice-Chanceler e Presidente, University of Technology Sydney – Austrália) colocou em pauta o caso dos estudantes internacionais na Austrália, os desafios geopolíticos e caminhos a serem trilhados para mudanças. María José Lemaitre (Diretora Executiva, Centro Interuniversitário de Desenvolvimento – Chile) discorreu sobre as mudanças e desafios da internacionalização das universidades da América Latina, cibertecnologia e as demandas da educação superior.

 

Sessão Plenária 3: Responsabilidade Social, Inovação e Empreendedorismo na Universidade do Século XX

  • Tibor Döry (Diretor, Knowledge Management Center, Széchenyi István University – Hungria) discorreu sobre inovação e empreendedorismo nas universidades húngaras, além de apresentar detalhadamente o programa HEInnovate e o futuro da educação superior. Mohamed Saleh Owlia (Presidente, Yazd University – Irã) abordou os programas de inovação, network, tecnologia e ciência, no caso da Universidade de Yazd, no Irã. O palestrante Evilázio Francisco Borges Teixeira (Reitor, PUCRS) dialogou com a plateia acerca do Parque Científico e Tecnológico da PUC-RS (Tecnopuc). Também discorreu sobre os objetivos estratégicos e transferência tecnológica.

 

Sessão Plenária 4: As Diferenças entre Estruturas, Validação de Créditos e Diplomas em Bacharelado, Mestrado e Doutorado

  • Martha del Carmen Mesa Valenciano (Primeira Vice Ministra da Educação Superior – Cuba) abordou temas do modelo de universidade cubana, princípios da educação e as linhas de estudos. Koen DePryck (epresentante do Instituto Internacional de Educação para o Desenvolvimento e Professor, Vrije Universiteit Brussel – Bélgica) discorreu sobre as diferenças entre estruturas, validação de créditos e diplomas em bacharel, mestrado e doutorado, e os desafios a se enfrentar para aumentar a mobilidade. András Derényi (Instituto Húngaro de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional) falou sobre os desafios e oportunidades na Educação Superior húngara e as primeiras conclusões do trabalho em grupo da HRC.

 

Sessão Plenária 5: Start-ups, Sping-offs, Transferência de Tecnologia e Incubação: Diferentes Abordagens Nacionais

  • Representando o CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, José Ricardo de Santana discorreu sobre iniciativas brasileiras no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, percorrendo o cenário econômico do país e revelando onde o Brasil pode construir novas oportunidades.

 

Sessão Plenária 6: A Universidade e seu Ambiente Urbano – Oportunidades, Colaborações e Impactos Regionais

  • Gauri Shankar Gupta (Ex-Embaixador e Alto Comissário da Índia) , em sua palestra, levantou questionamentos a respeito de como harmonizar o meio ambiente no âmbito urbano. Discorreu sobre sociedade de consumo, crescimento das cidades, impacto da urbanização, entre outros assuntos pertinentes. Márcia Abrahão Moura (Reitora, Universidade de Brasília) abordou tópicos a respeito da Universidade de Brasília e seu ambiente urbano, suas oportunidades, colaborações e impactos regionais.