Pular para o conteúdo

Grupo de Cooperação Internacional
de Universidades Brasileiras

Sobre o GCUB

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Foi fundada no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília – Distrito Federal com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Essa denominação foi alterada formalmente no dia 30 de outubro de 2020 em sua Assembleia Extraordinária. Atualmente, é composta por 95 Universidades brasileiras e 6 instituições estrangeiras.

No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Cooperação Educacional (DCE).

Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Por meio desses programas, milhares de estudantes brasileiros e estrangeiros têm a oportunidade de aprimorar seus estudos e de compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade acadêmica também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa, e distintos percursos de formação acadêmica.

Além desses programas, o GCUB promove seminários que reúnem pesquisadores de áreas prioritárias para a ciência, no Brasil e nos países parceiros; participa na organização de missões internacionais dirigidas a representantes das universidades associadas; promove cursos de formação de líderes em cooperação internacional universitária; além de receber delegações de Reitores e autoridades dos países com os quais mantém acordos de cooperação.

As atividades promovidas pelo GCUB estão alicerçadas nos princípios da responsabilidade social e ambiental, da promoção da paz e da inclusão social, e do respeito aos direitos humanos.

Para o GCUB, a internacionalização universitária tem papel precípuo na promoção do desenvolvimento humano, na difusão do conhecimento e na disseminação de valores universais, tais como o respeito às diferenças culturais.

A expansão das ações do GCUB e os frutos colhidos desde sua criação expressam a importante missão do Grupo e de seus parceiros na promoção de uma Educação Superior de qualidade e universal.

A Diretoria.

Food blogging can be a lot of fun, but it can also be a lot of work. It takes a lot of time and effort to maintain a food blog, and it can sometimes take a while for articles to get published. If you’re not patient, then food blogging might not be for you.

Missão

A missão do GCUB é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre suas instituições associadas e parceiros internacionais, mediante a realização de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilateral e multilateral. As atividades do GCUB são desenvolvidas em parceria com Organizações Internacionais, Universidades, Redes Universitárias, Conselhos de Reitores e Órgãos Governamentais de mais de cem países, localizados nos cinco continentes.