Pular para o conteúdo

Grupo de Cooperação Internacional
de Universidades Brasileiras

PROPAT-BRASIL-MÉXICO
PROGRAMA DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PECUÁRIA E AGRICULTURA TROPICAIS BRASIL-MÉXICO

O Governo do México, por intermédio de sua representação diplomática em Brasília, Brasil, o Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACYT) e o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, decidiram promover a qualificação profissional de estudantes mexicanos, oriundos de minifúndios ou terras comunais, por meio do Programa de Bolsas de Pós-graduação em Pecuária e Agricultura Tropicais Brasil-México (PROPAT-BRASIL-MÉXICO).

O Programa consiste em receber estudantes mexicanos, oriundos de minifúndios ou terras comunais, para a realização de cursos de mestrados acadêmicos ou profissionalizantes nas áreas de Pecuária e Agricultura Tropicais, Zootecnia de Trópico e Silvicultura Tropical.

Com o objetivo de contribuir para a qualificação de profissionais das áreas supracitadas, o Governo do México ofertou aos estudantes mexicanos selecionados até 100 bolsas de estudo integrais, com duração de 24 meses; 50 para o segundo semestre de 2015 e 50 para o primeiro semestre de 2016.

Na edição de 2017 foram ofertadas vagas em 30 universidades brasileiras associadas ao GCUB. O edital PROPAT-BRASIL-MÉXICO nº 001/2017  está disponível online para consulta e já se encontra encerrado.

Os estudantes são oriundos de Universidades públicas e de Institutos Tecnológicos agropecuários dos estados mexicanos de: Veracruz, Tabasco, Campeche, Quintana Roo, Yucatán, Chiapas, Oaxaca e Guerrero.

Durante o período de permanência no Brasil, os estudantes contam com os seguintes benefícios:

  • Bolsa de Estudo: bolsas mensais equivalentes aos valores determinados pelo CONACYT (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México), durante todo o período de duração do curso, não excedendo o período máximo de 24 meses;
  • Passagem aérea do México até a cidade de destino no Brasil subsidiada pela Embaixada do México no Brasil;
  • Isenção de pagamento de taxas de matrículas, mensalidades ou anuidades acadêmicas, referentes ao programa de mestrado para o qual tenham sido selecionados na universidade de destino;
  • Acesso aos restaurantes universitários nas mesmas condições dos demais estudantes de mestrado da universidade de destino;
  • Acesso às aulas, salas de estudo, bibliotecas, laboratórios e outros serviços universitários nas mesmas condições dos demais estudantes de mestrado da universidade de destino;
  • Acesso gratuito a estudos do idioma português – cursos presenciais, cursos online, tutorias com estudantes ou professores, ou outras modalidades, de acordo com as condições da universidade de destino. (Opcional)