Cabeçalho XVIII Assembleia Geral e XV Seminário Internacional do GCUB

Sobre o evento

A Assembleia Geral e o Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB são eventos que contam com a participação de representantes de instituições de Educação Superior, diplomatas, autoridades governamentais e representantes de organizações internacionais de aproximadamente  40 países, localizados nos cinco continentes.

Além de fomentar novos acordos entre associados e parceiros do GCUB, os eventos buscam expandir ainda mais a rede de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras e consolidar o Brasil como uma das potências no meio de produção científica.  

Este ano, a Assembleia Geral e o Seminário Internacional serão realizados em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, e terá como tema central: “Democracia, geopolítica e cooperação internacional universitária: construindo pontes para a paz e para a sustentabilidade global”.

Sobre o Recife

Localizado na Região Nordeste do Brasil e muito procurado por turistas por suas belas paisagens, que vão desde ilhas até os famosos manguezais, o histórico Recife é a capital do estado de Pernambuco e a cidade nordestina com o melhor índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M). 

Um local onde o contemporâneo e o histórico se misturam, o Recife – além de ser o 3º maior polo gastronômico do Brasil – é um excelente lugar para quem deseja aproveitar de tudo um pouco.  

SOBRE O CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO

Inaugurado em abril de 2014, o Módulo 1 do Cais do Sertão oferece uma exposição permanente e interativa sobre a cultura sertaneja, com destaque para uma grande celebração da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O museu foi idealizado como parte do projeto de integração do Porto Novo, voltado à revitalização do centro antigo do Recife, por meio da requalificação de espaços que anteriormente abrigavam atividades portuárias.

O Cais do Sertão é um empreendimento de economia criativa que utiliza recursos de tecnologia inovadora, automação e interatividade. Localizado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, próximo ao Centro de Artesanato e ao Marco Zero, ocupa uma área total de 7.500 m². Os investimentos para sua realização provêm de recursos do Ministério da Cultura e do Governo de Pernambuco. O museu faz parte do projeto Porto Novo Recife, que visa transformar os antigos armazéns portuários em um grande polo de turismo, serviços, entretenimento e lazer.

Com o objetivo de instituir um novo modelo de museu, cultural e educacional, o Cais do Sertão busca se tornar um centro de referência, promovendo parcerias e ampliando um eixo cultural e educacional que vai do litoral ao interior da Região Nordeste. As atividades do museu são planejadas para proporcionar uma experiência única aos visitantes, com um forte impacto intelectual e afetivo, estimulando o pertencimento à cultura nordestina.

SOBRE A UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma das principais universidades do Brasil, destacando-se em ensino, pesquisa e internacionalmente, ocupando a 14ª posição nacional, segundo o The World University Rankings 2018. Ela se destaca também em avaliações nacionais, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A UFPE tem ampliado sua atuação com três campi: Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão, e, entre 2005 e 2016, criou mais de 2.500 vagas em cursos de graduação, além de implantar mais de 30 novos cursos, graças a programas do Ministério da Educação como o Reuni e a Interiorização do Ensino Superior. A universidade conta com mais de 40 mil pessoas entre alunos, professores e servidores.

O campus principal, em Recife, possui mais de 40 prédios, incluindo a Reitoria e diversos Centros Acadêmicos. Também há unidades fora do campus, como a Faculdade de Direito do Recife e o Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias. Em breve, será inaugurado um novo campus em Sertânia, no Sertão de Pernambuco.

A UFPE tem suas origens na criação dos cursos jurídicos em 1827, que deram origem à Faculdade de Direito do Recife. Em 1946, foi fundada a Universidade do Recife, que se tornou a Universidade Federal de Pernambuco em 1967. O campus do Recife começou a ser construído em 1948, no terreno do Engenho do Meio, escolhido para abrigar a universidade, e a primeira obra foi o Biotério, projetado pelo arquiteto Mário Russo.

Em 2006, a UFPE iniciou um vigoroso processo de interiorização com a construção simultânea de dois novos campi, um no município de Caruaru, distante 130 quilômetros do Recife, e outro no de Vitória de Santo Antão,  a  55 quilômetros da capital, unidades chamadas, respectivamente, de Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e Centro Acadêmico de Vitória (CAV). A partir de 2025, a UFPE chega em Sertânia, no Sertão do Estado, oferecendo seis cursos de graduação.

Em 2025, a UFPE é formada por uma comunidade de, aproximadamente, 35 mil estudantes de graduação e de pós-graduação, 3 mil docentes e 4 mil servidores técnico-administrativos.

BOLETINS INFORMATIVOS

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do formulário digital no botão abaixo. Após efetuar a inscrição, solicitamos, gentilmente, que nos envie o seu bilhete de avião até o dia 31 de julho de 2025. Esse procedimento não apenas confirmará sua participação, como também é imprescindível para a organização logística dos eventos em Recife.

hOTÉIS

Nome do Hotel Nota Distância para o Cais do Sertão Endereço Link
Marante Plaza Hotel 8,5 6,8 km Av. Boa Viagem, 1070, Boa Viagem, Recife, CEP 51011000, Brazil Visitar site
Grand Mercure Boa Viagem 8,0 9,9 km Av. Boa Viagem, 4070, Boa Viagem, Recife, CEP 51021-000, Brasil Visitar site
Novotel Recife Marina 9,1 1,6 km Cais Santa Rita 46, Recife, CEP 50020455, Brasil Visitar site
Transamérica Prestige Recife 8,6 7,7 km Avenida Boa Viagem, 420, Recife, CEP 51011-000, Brasil Visitar site